quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Hinos 1, 5, 8, 84 e 96 da Harpa Cristã.

AUTORIA e COMPOSIÇÃO dos hinos 1, 5, 8, 84 e 96 da Harpa Cristã.


001-CHUVAS DE GRAÇA

Título original: There shall be showers of blessing
Autor : El Nathan (Daniel Webster Whittle)
Música: James McGranahan
Tradutor: J.R.

A letra original, em inglês, foi escrita em 1883, pelo Major Whittle e a melodia foi composta por James McGranahan. No texto original, o autor utilizava seu pseudônimo de "El Nathan", como era hábito comum dos autores, com o objetivo de atender uma "solicitação" (exigência) dos editores que entendiam ser "conveniente" (do ponto de vista comercial) não publicar num mesmo hinário, muitos textos e/ou melodias de um mesmo autor ou compositor.

O ano de autoria deste hino, 1883, já é suficiente para esclarecer que não se trata de autoria do Pastor Jotinha, como pensam alguns. O pastor Jotinha nasceu em 1910, portanto, 27 anos depois!


005-Ó DESCE, FOGO SANTO

Título original: My body, soul, and spirit (ou, My all is on the altar)
Autora: Mrs. James
Compositor: Phoebe Palmer Knapp (ou J. Hermann)
Tradutor: J.R.

Com relação ao título, cabe salientar que é um recurso muito comum utilizar a primeira linha do coro para dar nome ao hino. Isto ocorre porque o coro é repetido diversas vezes e, exatamente por este motivo torna-se mais fácil associá-lo ao nome do hino (mesmo que não seja).

O hino número 5 da Harpa Cristã, “Ó Desce, Fogo Santo”, cujo título original é "My body, soul, and spirit" ou “My All Is On The Altar” constou de diversos hinários, inclusive do Salmos e Hinos (hinário da Igreja Evangélica Congregacional), traduzido por João Gomes da Rocha, em 1888, onde levou o título de “Consagração Pessoal”.

(Versão 1)
De acordo com o livro American Writers and Compilers of Sacred Music, a autora escreveu a poesia deste hino no dia 10 de Julho de 1869, às margens do Round Lake, durante os encontros de campo inspirada no sermão pregado pelo Bispo Simpson.

Minutos depois, a autora comentou com Mrs Phoebe Knapp, filha de seus amigos Mr e Mrs Walter C. Palmer que logo se sentou ao órgão e compôs a melodia que se encaixou perfeitamente com a métrica e o sentido do poema escrito por Mrs James.

(Versão 2)
No hinário: Sacred Songs and Solos - 1200 Pieces, de 1903, pag. 637, compilado por Ira D. Sankey, consta outra versão da letra deste hino, onde o título é: "My all is on the altar". Outro detalhe, não menos importante, é que a melodia, de acordo com esta fonte, é atribuída a J. Hermann e não a Phoebe Palmer Knapp.

Talvez em razão das duas versões existentes, muitos sites não disponibilizaram a letra nem a verdadeira origem da melodia. Exatamente por isso aqui está o comentário, inclusive, para subsidiar futuros estudos que visem a colaboração ou contribuição.

A tradução (ou adaptação) de J.R., que consta da Harpa Cristã, no hino número 005, com título “Ó Desce, Fogo Santo”, está mais próxima da versão 1. Aliás, tanto na versão 1 escrita em 1869, como na versão 2, que já constava do hinário Sacred Songs and Solos - 1200 Pieces, de 1903, compilado por Ira D. Sankey, constatamos que se trata da mesma autora: Mrs. James e ambas as datas são bem anteriores ao nascimento do Pastor Jotinha.

É importante enfatizar que até o momento não existem documentos que comprovem com exatidão quem foi o tradutor J.R., não obstante as afirmações do pastor Jotinha que reivindica ser ele o autor.


HC008-CRISTO O FIEL AMIGO

Título original: NO, NOT ONE!
Autor: Johnson Oatman Jr., 1895
Compositor: George C. Hugg
Tradutor: J.R.

O autor deste hino escreveu a letra original, "NO, NOT ONE!", em 1895. A composição é de George Crawford Hugg (1848-1907).

A exemplo dos hinos anteriores, podemos constatar que este hino já existia (letra e música), pelo menos 15 anos antes do Pastor Jotinha nascer.

Mais uma vez, vale salientar que até o momento não existem documentos que comprovem com exatidão quem foi o tradutor J.R., não obstante as afirmações do pastor Jotinha que reivindica ser ele o autor.


HC084-O GRANDE “EU SOU”

Título original: BEULAH LAND
Autor: Edgar Page Stites, 1876
Compositor: John Robson Sweney
Tradutor: J.R.


Edgar Page Stites escreveu o texto original deste hino em 1876. Portanto, nada menos que 34 anos antes do nascimento do pastor Jotinha! A melodia foi composta por John Robson Sweney. Ira Sankey cantou esta mesma melodia no féretro de Sweney (o próprio compositor), na igreja em que ele foi membro, em West Chester, Pensilvânia, no dia do seu funeral, 10 de abril de 1899, portanto, 11 anos antes do Pastor Jotinha nascer!

O tradutor J.R. continua sendo uma icógnita! Mesmo tendo as declarações do Pastor Jotinha que afirma ser o autor do texto em português, temos que admitir que até o momento não foi apresentado documento que comprove tal informação.


HC096-DEIXA PENETRAR A LUZ

Autora: Ada Blenkhorn, 1895
Compositor: Charles H. Gabriel
Tradutor: J.R.

O hino 96 da Harpa Cristã, DEIXA PENETRAR A LUZ, foi escrito com base no texto original, LET THE SUNSHINE IN, escrito em 1895, por Ada Blenkhorn, portanto 15 anos antes do nascimento do Pastor Jotinha! A melodia foi composta por Charles Hutchinson Gabriel.

Este hino, tanto quanto os anteriores, leva consigo a sigla J.R. como tradutor. Finalizamos seguindo a mesma linha que foi adotada nos hinos anteriores: não existem documentos que comprovem a tradução.


OBSERVAÇÃO:

Fazemos questão de abordar estes detalhes para deixar bem claro a posição do autor deste Blog: NOSSO COMPROMISSO É COM A VERDADE.

Sabemos que existem versões, tanto de hinos como de história sobre os hinos. Sempre que possível apresentaremos tanto uma quanto outra. Da mesma forma que existem várias versões de textos (poesia), existem várias versões de melodia (música). Há casos em que não está esclarecida a autoria de determinado hino, portanto, encontramos as expressões: "atribuído a:".

Não somos autoridade competente para fazer uso desta expressão, como se fosse nossa. Sempre que aparecer tal afirmação, com absoluta certeza, ela foi adotada por alguém que é competente para tal. Neste casos, como em outros, sempre citamos a FONTE.

Especificamente sobre a autoria do texto em português, queremos enfatizar que não somos competente para afirmar com absoluta certeza quem é o tradutor. Baseado em publicações de livros, periódicos, hinários e outros documentos que encontram respaldo idôneo para ser adotado como "fonte segura", lentamente este caminho vai sendo pavimentado para que possamos construir um arquivo confiável e digno de crédito.

Se o Pastor Jotinha é ou não o tradutor/adaptador dos hinos 1, 5 , 8 , 84 e 96, acima mencionados, só o tempo vai dizer.

Com absoluta certeza podemos afirmar que todos estes hinos já existiam antes dele nascer. Portanto, originalmente este hinos NÃO são do Pastor Jotinha.

Mais uma vez queremos reiterar nosso compromisso com a verdade, honestidade, lealdade e sinceridade. Estamos sujeitos a falhas, como qualquer ser humano, porém, não existe intenção em cometê-las. Qualquer equívoco da nossa parte, fazemos questão de humildemente pedir perdão e corrigir. Fazemos questão de adotar esta postura para que este trabalho reflita realmente a verdade. Nossa intenção é colaborar, contribuir, construir e unir. Jamais dividir, desunir, destruir ou causar polêmica. Este é o nosso desejo sincero.

3 comentários:

Magno disse...

A cabei de ver um vídeo sobre o pastor Jotinha. Já bem idoso, impressiona sua lucidez e vigor na pregação e na contação de fantásticas que deram origem aos hinos. No entanto, fiquei bastante incomodado c/ a sequência do vídeo e percebi que alguns de seus argumentos são facilmente refutáveis. Apreciei bastante ver este texto e estimulo os irmãos a continuarem este laborioso mas honroso trabalho. Acima de tudo a verdade, mas acima da verdade...o amor de Cristo que excede todo entendimento... A PAZ do Senhor!

Anônimo disse...

ei vcs deveriam ter bom senso e saber a diferença entre uma pessoa inspirada e que tem o Espirito de Deus de uma pessoa que que fazer midia. Minha conclusão é que o Pr. Jotinha é um grande homem de Deus

Anônimo disse...

olha.eu acho imposivel ser isso uma mentira do pr jotinha.ele ja em uma idade avançada com uma lucides que poucos na idade dele tem pregar mentira em cima do pulpitor acho isso impossivel.cade os dons espiritual da igreja.cade o DEUS verdadeiro da igreja que deixa a igreja ser enganada se o testemunho do pr jotinha for mentira.descupe nao acredito em voçes prefiro ficar com o pr jotinha.ate que DEUS mim fale ao contrario.fique na paz

Contador

Pesquisa sobre os hinos mais cantados na sua igreja: